A intolerância ao glúten - os problemas do sistema digestivo

7 julho de 2014

 intolerância ao glúten
 A intolerância ao glúten ou doença celíaca - a doença mais comum do sistema digestivo. Estamos a falar de intolerâncias alimentares de origem auto-imune. Absorção de glúten causa da doença no intestino delgado. Além disso, problemas digestivos acarretar problemas durante a absorção de nutrientes (cálcio, ferro, vitamina B9).

A forma clássica de intolerância ao glúten ocorre principalmente em lactentes e crianças jovens. Além disso, a doença pode se manifestar em mulheres, principalmente na faixa etária de 40 a 50 anos e homens de 50 a 60 anos.

 alt

O que é o glúten?

Glúten - um complexo de proteínas encontradas em alguns cereais, nomeadamente trigo, centeio, cevada e aveia. Com esta gama de produtos apetitosos e deliciosos.

Causas de intolerância glúten não estão ainda definitivamente identificados, no entanto, uma predisposição genética para este tipo de doença é evidente.

Na verdade intolerância ao glúten em 95% dos indivíduos com antígeno leucocitário peculiar (HLA): HLA-DQ2. Os restantes 5% pertencem ao grupo com o antigénio HLA-DQ8. Mas isso não significa que os portadores deste grupo vão sofrer de uma grave intolerância ao glúten. No entanto, não deve ser introduzido na dieta sem glúten de bebé prematuro, que pode causar o desenvolvimento da doença.

 alt

Formas de intolerância ao glúten

Existem quatro formas de intolerância ao glúten:

  • Uma forma típica da doença manifesta-se em crianças melenkih e é caracterizada por diarreia, distensão abdominal, vómitos, perda de peso e parar o crescimento.
  • Forma atípica da doença celíaca em uma forma mais grave é transferido para a idade adulta. Ela pode causar deficiência de ferro, dor abdominal freqüente, hipoplasia Hipoplasia - uma malformação congênita do feto  Hipoplasia - uma malformação congênita do feto
   (desenvolvimento incompleto) do esmalte do dente, dor nas articulações Dor nas articulações - como entender o que está acontecendo?  Dor nas articulações - como entender o que está acontecendo?
   e até mesmo abortos múltiplos.
  • Duas outras formas de natureza assintomática. Neste caso, é uma doença sub-clínica e latente celíaca. Doença celíaca subclínica pode ser detectada no exame físico. Se ele ocorre sem quaisquer sintomas, seu tratamento, no entanto, implica uma melhoria de tanto física como psicológica. Forma latente da doença celíaca é detectada durante exame de sangue sorológico.

 alt

Complicações

A intolerância ao glúten faz com que diferentes tipos de complicações. Tal doença pode levar ao desenvolvimento de colite linfocítica intestino. A doença pode causar doenças hepáticas em, por exemplo, a cirrose biliar primária. Aumento do risco de câncer, como limfadenoma, pequeno adenocarcinoma do intestino, câncer primário de fígado, câncer colorretal ou câncer de pâncreas Diabetes e pâncreas - as coisas que você precisa saber  Diabetes e pâncreas - as coisas que você precisa saber
 . Pode haver uma doença hormonal, mucocutânea, neurológicas e ginecológicas. Complicações podem surgir no caso de imunidade dieta isenta de glúten. É uma diarreia tropical.

A intolerância ao glúten ocorre com ou sem sintomas, complica o diagnóstico da doença. Você deve primeiro fazer um exame de sangue para detectar anticorpos específicos. Se o teste for positivo, o médico prescreve uma biópsia do intestino delgado, com um endoscópio que pode mostrar atrofia das vilosidades intestinais. Esta biópsia deve ser realizada antes da nomeação de uma dieta livre de glúten e um ano após a sua execução, para assegurar a regeneração bem-sucedida de vilosidades intestinais. Diagnosticar a intolerância ao glúten é possível durante os estudos imunológicos e histológicos complexos. Note-se que a análise para a presença de anticorpos para ser negativo após a aplicação de uma dieta isenta de glúten. Além disso, o diagnóstico pode ser confirmado pela observação de melhoria de uma dieta isenta de glúten.

 alt

A intolerância ao glúten e alergias

Não deve ser confundida com intolerância ao glúten são alérgicas a grãos e sensibilidade ao glúten.

As alergias podem ser alimentos e respiração. Sintomas imediatos incluem náuseas e vômitos.

A partir de glúten sensibilidade afetado principalmente adultos, e esta sensibilidade é manifestada por inchaço, dor abdominal, dores de cabeça e dores nas articulações e músculos. Detecção de diagnóstico específico de sensibilidade ao glúten não existem. Mas se a intolerância ao glúten ou alergias não foram identificados e não há melhoria em conformidade com uma dieta livre de glúten, é seguro para falar sobre a sensibilidade a produtos que contenham glúten.

 alt

Dietético

Até à data, não existe nenhum método único medicamento para o tratamento de doença celíaca A doença celíaca - patologia não completamente intestinal  A doença celíaca - patologia não completamente intestinal
 . A única solução - a observância permanente de dieta rigorosa sem glúten. A ingestão diária recomendada é inferior a 50 gramas, enquanto que na Europa esta taxa varia de 10 a 20 gramas por dia.

Começando uma dieta é muitas vezes difícil de dar às pessoas com intolerância ao glúten. Eles enfrentam problemas porque eles nem sempre sabem quais os alimentos que devem ser consumidos. Manter este tipo de dieta de assistência devem contactar a nutricionista.

O efeito de uma dieta isenta de glúten - para neutralizar os sintomas clínicos e reduzir o risco de complicações. Basicamente, quando uma dieta, os sintomas desaparecem muito rapidamente. Mas, no caso de cessação do fornecimento de acordo com as regras, os sintomas novamente renovado.

Produtos que são contra-indicados em doença celíaca: milho, centeio, cevada, aveia, kamut, triticale, espelta. Em suma, é necessário excluir todos os alimentos que contenham grãos e produtos em que os grãos atuam como um componente adicional. É necessário prestar atenção aos medicamentos. No entanto, a dieta permite uma variedade de produtos: cereais e amido (milho, arroz, quinoa), batatas, legumes secos, alimentos congelados, alimentos enlatados e alimentos frescos naturais (carne, peixe, ovos, produtos lácteos, frutas, legumes). Risco de carnes frias, sanduíche de queijo, queijos e refeições prontas a partir da loja. A suplementação com ferro e vitaminas pode ser uma obrigação, assim que você deve consultar com um especialista em saúde e nutrição.

Hoje, os produtos sem glúten pode ser comprado em supermercados. De acordo com a legislação europeia no rótulo deve ser marcado "sem glúten" (menos de 20 mg / kg) ou "teor de glúten fraco" (21-100mg / kg). Às vezes o nível de glúten indicado simplesmente, por exemplo, nas etiquetas de refeições preparadas. Nesse caso, você só precisa prestar atenção ao rótulo e na composição dos alimentos. Em caso de dúvida, é melhor se abster de comprar.

Dieta leva a uma melhoria dos pacientes, mas ao mesmo tempo tem um impacto sobre o aspecto social da vida. Com essa dieta têm dificuldade de ir ao restaurante ou organizar um piquenique com os amigos. No entanto, um piquenique pode levar com sem glúten, eo restaurante não é para ser tímido e você pode simplesmente especificar se parte dos pratos sem glúten. Cada vez mais, os restaurantes oferecem pratos sem glúten.


Tag do artigo:
  • intestinos




Яндекс.Метрика